Você já parou pra pensar na quantidade de coisas que deixamos de fazer por causa da internet? Sim, é verdade que a rede mundial de computadores abre um leque infinito de possibilidades, mas é igualmente verdade as portas que ela fecha. Qual foi a última vez que você parou tudo o que estava fazendo para abrir um livro? Contemplar uma paisagem? Pois é, parece que faz uma eternidade.
A menos que você, por alguma razão, tenha ficado sem internet. Ah, meu amigo – é nessas horas que nos lembramos que a vida é muito maior que a tela de um smartphone ou o monitor de um computador. Se este texto não se aplica a você, sou forçado a dar-lhe os parabéns por viver. Caso contrário, confira aqui algumas coisas que, muito provavelmente, você só lembra de fazer quando está sem internet em casa.
1 – Tirar os jogos de tabuleiro do armário
Na década passada, era bastante comum os jovens se reunir para uma boa partida de Jogo da Vida, Banco Imobiliário, Detetive ou War; os jogos de tabuleiro que mais fizeram sucesso por aqui. Claro, estes eram apenas alguns títulos. Com o passar do tempo, no entanto, eles se tornaram cada vez menos populares, sendo rapidamente substituídos por suas versões virtuais. Ainda que não tenham desaparecido por completo, é difícil encontrar pessoas que se reúnam para jogar algo que não seja Verdade ou Consequência. Basta a internet ir embora, no entanto, para a gente se lembrar deles, e lembrar o quão divertido podem ser (ou não).
2 – Meditar
Sério, quem consegue meditar na correria do dia a dia? Ficar sem internet (de preferência, sem energia) é uma excelente oportunidade para entrar em contato consigo mesmo. No silêncio da sua casa, acenda algumas velas, faça um ritual e relaxe. Só assim para você se esquecer de uma porrada de coisas que podem te incomodar, como aquele trabalho que você precisa entregar, ou os desaforos do serviço. Imagine só, nem oWhatsapp vai ser capaz de atrapalhá-lo!
3 – Deixar a procrastinação de lado
Quem procrastina levanta a mão! Pois é, eu também levantei. Este talvez seja um dos males do século XXI. Com tanta coisa para fazer, nós fazemos cada vez menos! No máximo, deixamos para a última hora (às vezes, literalmente). É como se a humanidade trabalhasse melhor sob pressão. A verdade é que o que mais provoca este efeito procrastinador são as ferramentas que desviam nossa atenção – em especial nossos queridos smartphones. Duvida? Basta começar a fazer um trabalho importante para alguém te chamar, e aí é tarde demais. O melhor é aproveitar a falta de internet para deixar tudo em dia, porque só assim nada vai nos interromper.
4 – Organizar o armário
Não vale para os organizadores compulsivos, ok? Brincadeiras a parte, organizar o armário é uma das tarefas mais adiadas da história da humanidade. Isto porque, geralmente, só procuramos algo quando estamos com muita pressa, de forma que nem temos tempo para organizar a bagunça – pelo contrário, ainda pioramos tudo na procura. Nós até podemos prometer arrumar tudo quando voltarmos para casa, mas isto nunca acontece, e o ciclo se repete no dia seguinte. Ficar sem internet é um motivador e tanto para deixar tudo nos trinques, e é o que fazemos.
5 – Sair para dar uma volta
Qual foi a última vez que você saiu de casa sem objetivo nenhum – apenas para dar uma volta, ver o movimento, observar as estrelas e voltar para casa? Pois é, quando estava sem internet. O tédio pode ser tamanho que não nos restam alternativa. São nesses momentos que percebemos como nossas casas, na verdade, são tão pequenas – algo que a rede mundial de computadores ajuda a disfarçar.