Um dos principais estudos da neurociência hoje em dia trata da regeneração dos neurônios. Isto porque, ao contrário do que se pensava no passado, a morte das células nervosas e dos neurônios não é irreversível.
Graças a avanços tecnológicos, os cientistas descobriram que, dentro de certos limites, os neurônios podem sofrer regeneração, desde que o corpo celular não tenha sido destruído. Este processo é conhecido como neurogênese. Acreditava-se que ele ocorria apenas no desenvolvimento do cérebro e que não continuava por toda a vida, mas estudos recentes concluíram que a neurogênese ocorre continuamente, inclusive na vida adulta. E isto pode ser feito de formas mais simples do que você imagina. Veja 5 maneiras de regenerar os neurônios e ficar mais inteligente.
1 – Praticar exercícios físicos
Bastante clichê, mas muito eficaz. Uma das maneiras mais conhecidas e já estudadas para estimular a neurogênese na vida adulta é a prática regular de exercícios físicos. Pode parecer simples, mas correr, andar de bicicleta e se exercitar na academia são os melhores jeitos para fazer os neurônios crescerem. Isto porque a prática aumenta a proliferação neuronal e a amplitude do potencial de longa duração, essencial para a memória, indicando, portanto, uma associação entre neurogênese a cognição.
2 – Comer poucas calorias
Cientistas comprovaram que a restrição calórica promove a geração de novas células cerebrais mediante a resposta que o corpo dá ao estresse causado nesta condição. Em outras palavras, ingerir menos calorias faz com que o corpo gere uma tensão por não satisfazer todos os requisitos de energia, e isto resulta em um estímulo do cérebro ligado a neurogênese. Mas comer menos não significa comer mal. O ideal é manter uma alimentação saudável e balanceada – e economizar nas calorias.
3 – Fazer sexo
A atividade sexual também está vinculada à geração de uma boa quantidade de elementos químicos que estimulam o nascimento de novos neurônios no cérebro. Eles crescem no hipocampo, área responsável por este processo na idade adulta.
4 – Cogumelos mágicos
É verdade que as drogas psicoativas têm efeitos nocivos ao cérebro humano, mas alguns pesquisadores americanos afirmaram que elas também podem ter um importante papel no processo de regeneração dos neurônios. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, a psilocibina presente nos cogumelos, além de funcionar como antidepressivo, está vinculada ao nascimento de novos neurônios nos adultos. Além disto, a substância pode ser uma opção para um potencial tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
5 – Alimentos específicos
Além da dieta saudável e com poucas calorias, os especialistas recomendam também alguns alimentos específicos para incentivar a neurogênese, como o açafrão da terra, que é um neuroestimulante; os mirtilos, que são antioxidantes e os peixes, devido ao seu alto teor de ômega-3. O chá verde também é indicado pelos estudiosos, já que as catequinas, presentes neste tipo de chá, possuem ação neuroprotetora, diminuem danos neurológicos e a perda de memória associada.