Independente de crença, a morte não é definitivamente “o fim de tudo”, pelo menos, não para o nosso corpo, que mantém algumas de suas funções em funcionamento. Claro que, isso não significa que existem zumbis por aí. Não, não é isso.
O que acontece é que, algumas funções de nosso organismo não entendem a morte como o “fim” e continuam trabalhando, seja por alguns minutos, horas, dias e até mesmo semanas. Até serem interrompidas por falta de estímulos internos. Confira agora algumas delas:
1 – O cabelo e as unhas continuam a crescer
Como você já deve ter ouvido falar, as unhas e os cabelos não param de crescer nas primeiras semanas após a morte, porém, não é bem assim, a contração da pele que causa essa impressão. O corpo não produz mais tecido e a epiderme acaba encolhendo, fazendo parecer que os cabelos e as unhas estão crescendo.
2 – Nosso cérebro mantém alguma atividade
Quando chega aquele momento deprimente em que nosso coração para de bater e bombear o sangue para o resto do corpo, as células presentes no cérebro começam a lutar pelo pouco oxigênio que há no sangue. As vezes essas disputas duram horas, até que seja provocado um dano cerebral. Sim, mesmo após a morte ainda é possível sofrer lesões no cérebro.
3 – As células da pele crescem
Enquanto as células do cérebro, por exemplo, precisam do oxigênio do sangue para sobreviver, algumas outras não fazem tanta questão assim, como é o caso das células da pele. Por estarem acostumadas a sobreviver por meio da osmose, essas células podem sobreviver por dias e acabar atingindo o dobro do seu tamanho.
4 – Expulsa-se urina
Os mortos também urinam na roupa. Pois bem, claro que essa função acontece de forma diferente do que você está pensando. O cérebro, responsável por controlar essa necessidade está sempre ligado aos órgãos responsáveis por armazenar e eliminar a urina. Quando ele para de funcionar, essa ligação é interrompida, fazendo também com que os músculos relaxem e a pessoa elimine urina, mesmo depois de morta.
5 – Eliminam-se dejetos
Da mesma forma que a urina, o corpo também elimina os dejetos. Porém, por ser um processos mais complexo, pode ocorrer horas depois da morte.