Existem coisas tão simples que fazemos todos os dias sem nem ao menos cogitar que elas sejam proibidas. Isso não acontece somente aqui no Brasil, outros países também possuem proibições um tanto quanto esquisitas e que surpreendem quem os visita pela primeira vez.
Um exemplo claro disso é o cinema, quem nunca aproveitou o fim de semana para curtir um filminho? Pois é, na Arábia Saudita ninguém faz isso, pois o cinema lá é proibido desde a década de 80. Outro costume comum é o videogame, porém, se você for visitar a China não poderá jogar nem um joguinho se quer. Outra proibição estranha da China é a reencarnação. Ok, que a gente não vê muita gente reencarnando por aí, maaas, mesmo assim é proibido.
O Brasil também não fica de fora dessas proibições, e o engraçado é que muitas delas são desconhecidas. Ou seja, agora mesmo você pode estar fazendo uma coisa considerada proibida por aqui e nem mesmo saber disso.
Para te manter informado das coisas, a gente preparou uma lista com alguns produtos e comportamentos que são proibidos no Brasil. Confere aí:
1 – Bicicleta na calçada
É uma proibição um tanto quanto polêmica. Andar de bicicleta na calçada sem nenhuma indicação ou faixa é proibido e gera multas de gravidade média. Ou seja, é preciso que os ciclistas andem na pista.
O problema disso tudo é a falta das ciclovias e ciclofaixas que garantem a locomoção e a segurança dos ciclistas.
2 – Bronzeamento Artificial
Apesar de permitidos fora do Brasil, aqui a prática é proibida, pois as câmaras de bronzeamento foram consideradas cancerígenas e estão proibidas desde 2009. Embora tenha havido a proibição ainda existem muitas clínicas clandestinas que continuam com a prática.
3 – Narguilé
O famoso Narguilé, caracterizado por suas essências aromatizadas também é uma das proibições brasileiras. Segundo a Anvisa o produto tem conteúdo cancerígeno e uma ‘sessão’ corresponde a cerca de 20 a 30 cigarros comuns.
4 – Molhar pedestre
Um episódio vivido por muita gente, que já causou vários transtornos e alguns xingamentos está registrado como infração do nível médio, com direito a multa e tudo mais. Taí uma coisa que todo mundo que já foi pedestre nas grandes cidades gostaria que fosse melhor fiscalizado. Afinal de contas, quem nunca tomou um belo banho de lama por conta de algum motorista desavisado?
Molhar pedestres que estão transitando pela calçada gera multa de R$ 85,00, além de 4 pontinhos na carteira do motorista.
5 – Bengalas
A bengala é um item proibido no Brasil para vôos, (até para os velhinhos ou pessoas com alguma deficiência física) pois é considerada como um objeto de alto nível de ameaça à segurança da aviação civil.
O simples objeto de apoio para o caminhar é proibido sobre alta restrição em aeroportos. Além da bengala, existem outros itens como Aerossóis, saca-rolhas e até raquetes de tênis que não podem ser levados na sua bagagem de mão durante viagens de avião.